Anac diz que somente União pode determinar fechamento de aeroportos, o que vai contra decisão de Witzel - Gilvan de Souza
Anac diz que somente União pode determinar fechamento de aeroportos, o que vai contra decisão de WitzelGilvan de Souza
Por O Dia
Rio - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse em nota, nesta quinta-feira, que cabe somente ao Governo Federal o fechamento de aeroportos. O posicionamento ocorreu logo após o governador do Rio, Wilson Witzel, proibir por decreto voos nacionais para o estado vindos de locais com casos de coronavírus, além dos voos internacionais. A medida passaria a valer a partir deste sábado, mas depende da autorização da União.

A Anac diz que não há recomendação de interdição de aeroportos no momento e alega que a medida pode prejudicar as pessoas "de forma irresponsável". A decisão do governo estadual não é mencionada na nota.

"A interdição de um aeroporto não é uma conduta indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste momento e pode prejudicar de forma irresponsável o deslocamento de pessoas, profissionais de saúde, materiais hospitalares e medicamentos para os estados brasileiros", diz a agência.

"Aeroportos são bens públicos da União Federal, atendendo a interesse de toda a nação, além das localidades imediatamente servidas. Visando o interesse público, cabe à União determinar o fechamento de aeroportos e de fronteiras", defende outro trecho da nota.
O Governo do Estado disse que o decreto "recomenda" o fechamento do espaço aéreo nos casos citados e que conta com a colaboração da União e das agências reguladoras para colocar todas as medidas em vigor. 

Leia a nota na íntegra
Publicidade
"Segundo a Constituição Federal, aeroportos são bens públicos da União Federal, atendendo a interesse de toda a nação, além das localidades imediatamente servidas. Visando o interesse público, cabe à União determinar o fechamento de aeroportos e de fronteiras. No que diz respeito a questões sanitárias, esta determinação segue as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vale esclarecer, ainda, que a interdição de um aeroporto não é uma conduta indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste momento e pode prejudicar de forma irresponsável o deslocamento de pessoas, profissionais de saúde, vacinas, órgãos para transplante e até insumos para medicamentos para os estados brasileiros. A ANAC seguirá sempre as determinações das autoridades federais que possuem a competência para tratar do assunto e que pautam suas ações no máximo cuidado com a população. A ANAC reforça a necessidade de utilização de equipamentos de proteção (luvas e máscaras) a todos os agentes que atuam nos aeroportos, além de reiterar a conduta orientada pela Anvisa para a higienização de aeronaves e tripulação."