Muitas capitais estão à beira de um colapso na saúde - Divulgação
Muitas capitais estão à beira de um colapso na saúdeDivulgação
Por O Dia
Segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil vive seu pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus. Fundação fez um levantamento das capitais com as taxas mais altas de ocupação das UTI do país voltados para a covid-19. As informações foram apuradas pelo Exame.
"É a situação mais crítica desde o registro dos primeiros casos, há um ano", declara Margareth Portela, pesquisadora do Observatório Fiocruz Covid-19. Em torno de 12 estados mais o Distrito Federal, já atingiu cerca de 96% de sua capacidade em unidade de tratamento intensivo nesta sexta-feira (26), entrando em um estado de alerta máximo.
Publicidade
Em relação as capitais, 17 se encontram na mesma situação, com taxas de ocupação nos leitos de UTi acima dos 80%. "Quando chega a esse nível, é considerado algo muito preocupante, à beira do colapso, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Para passar de 80% a 90% ou até mais não é muito difícil, ainda mais se tratando da Covid, que pode ser uma doença de rápida evolução", ressalta Portela.
Confira a lista de capitais que estão com os leitos de UTI com ocupação altíssima:
Publicidade
- Porto Velho (RO): 100%;

- Florianópolis (SC): 96,2%;

- Manaus (AM): 94,6%;

- Goiânia (GO) e Fortaleza (CE): 94,4%;

- Teresina (PI): 93%;

- Curitiba (PR): 90%;

- Natal (RN): 89%;
- Rio Branco (AC): 88,7%;
Publicidade
- São Luís (MA): 88,1%;

- Campo Grande (MT): 85,5%;

- Rio de Janeiro (RJ): 85%;

- Porto Alegre (RS): 84%;

- Salvador (BA): 82,5%;

- Palmas (TO): 80,2%;

- Recife (PE): 80%.

Rondônia, na região Norte do país, apresenta uma lotação de 97,1% dos leitos de UTI, seguida pelo Amazonas com 94%, já apresentam cenário de calamidade na saúde pública. "Quando os leitos de unidade de terapia intensiva se esgotam, isso quer dizer que provavelmente o hospital não terá condições de receber mais pacientes em estado crítico não só da Covid-19, mas também de outras doenças", afirma Portela.

Em São Paulo, no Sudeste, o nível de ocupação gira em torno dos 70%. "Nos estados da região, também preciso atenção, já que deve haver uma tendência de aumento de internações . Não há medidas muito restritivas de distanciamento social e muitas pessoas não usam máscara nem seguem outras recomendações para evitar o contágio", avalia Portela.
No Sul, Santa Catarina aparece com a situação mais crítica, com aproximadamente 93,4% de lotação nos leitos de UTI. Florianópolis aparece só atrás de Porto Velho, em Rondônia, com a pior taxa, cerca de 96,2%. Na teoria, estado não poderia mais atender pacientes infectados pela covid-19 em estado grave nos hospitais.