O vereador William Faria (PT-MG) será investigado por quebra de protocolo sanitário
O vereador William Faria (PT-MG) será investigado por quebra de protocolo sanitário Reprodução/Redes sociais
Por O Dia
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu por afastar o vereador William Faria, após o parlamentar ser filmado abrindo o caixão de um idoso, de 92 anos, para mostrar que ele não teria morrido por Covid-19. O caso ocorreu na cidade de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais. Faria será investigado por quebrar o protocolo sanitário de prevenção contra a covid-19.
O PT de Minas Gerais informou, através de uma nota, que o vereador foi afastado imediatamente por ter violado uma determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. De acordo com o texto, a atitude de William Faria representa "uma ação violenta e desnecessária" e ele responderá no Conselho de Ética do partido em um processo que poderá "culminar com a sua expulsão".
Publicidade
Nas imagens, que circulam nas redes sociais, o vereador utiliza um facão para abrir o caixão, que estava lacrado. O parlamentar alega que o idoso merecia um funeral digno e que não deveria ser sepultado em um caixão envolvido com plásticos, pois, o laudo informa que o homem morreu por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e não por covid-19.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que foi instaurado um inquérito e o parlamentar está sendo investigado por crime de infração de medida sanitária preventiva (prevista no artigo 268 do Código Penal) e por violação de urna funerária (artigo 210 do Código Penal).
Publicidade
Confira a nota do partido na íntegra:
A direção executiva do PT de Minas Gerais decidiu afastar imediatamente o vereador William Faria, de Santa Bárbara do Leste, em razão do lamentável fato ocorrido no último domingo (24/5), quando o parlamentar violou um caixão lacrado durante o funeral de um homem que faleceu com suspeita de covid-19. O procedimento de lacre é uma determinação sanitária do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.
Publicidade
Num dos momentos mais delicados vividos por toda a população mineira e brasileira em função da pandemia do novo coronavírus, a atitude do vereador representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária.
Após o afastamento, o vereador responderá no Conselho de Ética do PT-MG, como determina o estatuto partidário, em um processo que poderá culminar com a sua expulsão.