Prefeito de Guarulhos pede fechamento temporário do principal aeroporto do país
Gustavo Henric afirma que é necessária a criação de um 'cerco de imunização' para impedir a disseminação de novos casos, inclusive, da cepa indiana
O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSB), enviou um ofício ao Governo Federal pedindo o fechamento temporário do aeroporto Internacional de São Paulo, o mais movimentado do Brasil, por 15 dias, para barrar a taxa de contágio da covid-19 e o avanço da variante indiana B.1.617.
O pedido foi feito por meio de um ofício enviado para os ministérios da Casa Civil, da Saúde, da Justiça, da Infraestrutura e da Defesa. O prefeito reforçou o pedido e a necessidade de um “cerco de imunização” durante videoconferência na manhã da última quarta-feira (26) com o Ministério da Saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Prefeitura de São Paulo, o MPF (Ministério Público Federal) e O GRU Airport.
Publicidade
“Seria o tempo para garantirmos uma maior imunização de nossa população e dos possíveis contactantes de quem chega ao Brasil por Guarulhos. Depois disso, poderíamos reabrir nosso aeroporto”, afirmou.
Durante a videoconferência, o prefeito também cobrou a vacinação em massa e o envio de 1 milhão de doses para vacinar a população que ainda não recebeu o imunizante. De acordo com ele, seriam necessários cerca de 30 a 40 dias para vacinar toda a população adulta da cidade.
Publicidade
Cepa indiana
Foi identificado o primeiro caso, em São Paulo, da variante B.1.617 em um passageiro de 32 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos no último dia 22. Ele é de Campo dos Goytacazes no Rio de Janeiro e o diagnóstico foi confirmado pelo governo estadual de São Paulo nesta quarta-feira (26).
Publicidade
Atualmente, já chega a 8 o número de casos confirmados da nova variante B.1.617 no Brasil.