general Eduardo Pazuello, ex-ministro do governo e o presidente Jair Bolsonaro
general Eduardo Pazuello, ex-ministro do governo e o presidente Jair Bolsonaro AFP
Por O Dia
São Paulo, 28 (AE) - O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, apresentou à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta sexta-feira, 28, um pedido de investigação de supostos crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello no âmbito da pandemia. Na ação, Freire aponta omissões e "inexorável responsabilidade" de ambos pelo "caos que se instalou e pela morte de milhares de brasileiros".
"Já havia muitos indícios de que a situação catastrófica da pandemia no País era consequência, em grande parte, da gestão incompetente, irresponsável e claudicante dos representados à frente do governo federal e do Ministério da Saúde. Tal suspeita agora se confirma", diz a representação, em referência ao depoimento do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, na qual afirmou que o governo federal teria recusado uma proposta da entidade que previa a entrega de 60 milhões de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) até dezembro de 2020.
Publicidade
"Trata-se de uma questão gravíssima, tendo em vista as terríveis consequências humanitárias do quadro catastrófico vivido pela população brasileira, aproximando-se de 460 mil vidas perdidas", afirma a ação.