Acesso à internet pelo celularInternet

Uma falha geral no sistema afetou diversas plataformas digitais ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Iniciado por volta de 11h da manhã desta terça-feira, 22, sites e aplicativos apresentaram instabilidade. O problema ocorreu devido à uma falha de DNS da empresa Akamai, usado por muitas companhias.
No Brasil, internautas relataram problemas para usar plataformas do Playstation, iFood e banco Caixa Econômica Federal, além de corretoras de valores como a XP Investimentos e a Rico.
Publicidade
Brasileiros relataram problemas de acesso à conta do Playstation, ao site e falha geral no funcionamento da plataforma. "PSN está em manutenção, sem conexão aqui", afirmou um internauta. "O meu fala que a Playstation está ocupada no momento", afirmou outro.
Assessoria da Caixa Economica Federal informou que os problemas na plataforma externa geraram uma breve intermitência nos sistemas do banco, mas que já estão operando normalmente. "O banco esclarece ainda que os processos de segurança contingenciados da CAIXA mitigaram o impacto do problema gerado, o que permitiu o pronto restabelecimento do atendimento às demandas dos clientes".
Publicidade
Segundo o DownDetector, que monitora falhas de sistemas, a lista global de sites que ficaram fora do ar envolve: Amazon, HBO Max, Call of Duty, Apex Legends, EA, Evernote, Airbnb, LastPass, McDonalds app, Disney World, FedEx, UPS, Delta Air Lines, Southwest Airlines e American Express.
A Akamai informa, na página de monitoramento de seus serviços, que está investigando as causas da interrupção generalizada. No twitter a empresa se pronunciou dizendo que "a Akamai está passando por uma interrupção do serviço. Estamos investigando ativamente o problema e forneceremos uma atualização em 30 minutos".
Publicidade
Minutos depois, ela atualizou o perfil com uma mensagem que dizia que uma correção havia sido implementada. "O serviço está retomando as operações normais. Continuaremos monitorando para garantir que o impacto foi totalmente mitigado."