Ministro Luiz Fux, do STFFellipe Sampaio SCO/STF

Brasília - Durante a abertura do segundo semestre do Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse que a independência entre os Três Poderes não significa impunidade. A declaração de Fux ocorre em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro decidiu intensificar os ataques contra a urna eletrônica e o modelo eleitoral do Brasil, disparando críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao STF.
"Harmonia e independência entre os poderes não implicam impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições. O povo brasileiro jamais aceitaria que qualquer crise, por mais severa, fosse solucionada mediante mecanismos fora da Constituição", declarou o ministro. 
Publicidade
Fux afirmou ainda que o regime democrático precisa sempre ser reiterado. "Tratando-se de higidez democrática, não há nada automático, natural ou perpétuo. Ao revés, o regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições e àqueles que se dedicam à causa pública", concluiu.
Recentemente, de acordo com o jornal Estado de São Paulo, o general que chefia a pasta da Defesa mandou um interlocutor avisar aos Poderes que os militares não estariam dispostos a permitir a realização de eleições em 2022 se não fosse aprovado o voto impresso. O recado chegou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que cobrou de Bolsonaro respeito à democracia. O parlamentar alagoano ainda teria dito que não está disposto a pactuar com rupturas institucionais.