Rio de Janeiro - 01/08/2021 - CIDADE/ MANIFESTAÇÃO/ RIO DE JANEIRO - Manifestação pelo voto impresso e auditável em copacabana. Foto : Fabio Costa/ Agência O DiaFabio Costa/Agência O Dia

Rio - Apoiadores de presidente Jair Bolsonaro se reúnem neste domingo (1) em uma manifestação na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e na Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana, que pede a adoção do voto impresso, a partir das próximas eleições, que acontecem em 2022. Nas redes sociais, os manifestantes alegam que o modelo é auditável e também pedem a realização da contagem pública dos votos. 
Mesmo com a pandemia de covid-19, os manifestantes provocam aglomeração durante o ato. O maioria dos apoiadores do presidente não usa máscara de proteção para evitar o contágio pela doença. No Rio e em Niterói, o uso do equipamento de proteção individual (EPI) é obrigatório. A liberação da utilização da máscara acontece em 15 de novembro na capital fluminense, mantendo a obrigatoriedade nos transportes públicos e unidades de saúde. Já em Niterói, não há previsão para a liberação.  Manifestantes se reúnem em ato pró-Bolsonaro nas praias de Copacabana e Icaraí
Publicidade


O ato, que conta com três carros de som, ocupa uma área de lazer na Avenida Atlântica e interdita a Rua Miguel Lemos, na altura da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A CET-Rio e Guarda Municipal atuam no local. Equipes do 19º BPM (Copacabana) acompanham a manifestação. Pelo Twitter, a Polícia Militar também informou que acompanha a ação em Icaraí. A Coordenadoria de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal (CAT) e a Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Ordem Pública de Niterói estão monitorando o ato em Icaraí. O desvio do trânsito é feito pela Rua Ator Paulo Gustavo com Rua Otávio Carneiro.
Publicidade


Voto impresso

Alvo de críticas após ter disseminado informações falsas sobre as urnas eletrônicas na última quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a sustentar neste sábado (31) a necessidade de mudanças no atual sistema de votação. Durante evento com motociclistas em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, ele defendeu "eleições limpas, da forma que o povo deseja".

Bolsonaro e seu grupo político defendem eleições com o uso de papel, como forma de garantir que não haja fraudes, embora o sistema eletrônico não tenha apresentado fraudes desde que foi lançado. Nas últimas semanas, tanto o presidente quanto os membros mais fiéis do governo têm intensificado as declarações em defesa da mudança do sistema de votação. Para a oposição e para analistas políticos, a estratégia busca abrir espaço para que Bolsonaro e seus apoiadores questionem uma eventual derrota na eleição presidencial de 2022.