Secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana LeiteReprodução/Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
“Se formos pensar numa terceira dose, estamos calculando trabalhar priorizando determinados grupos. Só que a gente não decidiu ainda se teremos ou não terceira dose. Outras variáveis são analisadas. Nossa câmara técnica tem outra reunião esta semana para definir principalmente a parte dos estudos científicos. Mas conseguiríamos fazer [a distribuição da terceira dose] neste ano, sim”, disse Rosana, durante sua participação na reunião da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado.
Para a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze de Sousa Freitas, que também participou da comissão, o país precisa estar atento aos estudos internacionais, analisar dados locais e abrir as discussões sobre a revacinação de forma “ponderada” para determinados públicos.
Está brevisto para ter início em breve um estudo brasileiro com quem já recebeu duas doses da vacina CoronaVac. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério da Saúde à Universidade de Oxford e vai recrutar 1.200 voluntários para testar a terceira aplicação com os quatro imunizantes em uso no país. Parte dos participantes receberá a própria CoronaVac, um segundo grupo tomará a AstraZeneca, outro a Pfizer e o último a Janssen.
“Pode ter sido por conta não só do imunizante, mas pelo fato, principalmente, de ser uma pessoa acima dos 80 anos. Essas observações nos darão subsídios para definir qual é o tempo da terceira dose. Será que utilizaremos com o mesmo intervalo? Utilizaremos um tempo maior? Ou será que teremos dose de reforço?”
A secretária também mencionou na comissão a intercambialidade de imunizantes, e negou que essa seria a recomendação geral do Ministério da Saúde, que liberou a troca apenas para gestantes. Apesar de alguns países terem realizado estudos e autorizarem a vacinação heterogênea, no Brasil, segundo Rosana Melo, ainda não há essa previsão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.