Presidente Jair Bolsonaro (sem partido)Marcos Correa

Após a decisão do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, de desmonetizar canais que disseminam desinformação sobre o processo eleitoral brasileiro, 263 vídeos com ataques às urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram apagados por pelo menos 25 canais bolsonaristas. s
Segundo levantamento do Globo, entre os canais que realizaram a 'limpeza', dois têm ligação com o youtuber bolsonarista Fernando Lisboa, conhecidos como "Vlog do Lisboa". Dos vídeos excluídos, um fazia referência à live que Bolsonaro mentiu sobre provar fraude nas urnas eletrônicas, e o outro era intitulado "Lula só ganha com fraude nas urnas".
Publicidade
O TSE determinou na segunda-feira, 16, que plataformas digitais parem de remunerar canais disseminadores de fake news sobre eleições. O ministro também ordenou que as plataformas parem de recomendar canais e vídeos com este tipo de conteúdo.
Entre os canais e perfis citados estão o "Terça Livre, "Jornal da Cidade On Line", "Folha Política" e "Oswaldo Eustáquio".