Rodrigo Roa Alvares, de 37 anos, era casado e deixou três filhosReprodução

Morto após cair em uma máquina de hambúrguer no último domingo em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o mecânico Rodrigo Roa Alvares, de 37 anos, se desequilibrou enquanto gravava um vídeo para comprovar o término do serviço de manutenção no equipamento. O pai da vítima, Erozé Alvares, disse que seu filho subiu em uma plataforma para melhorar a qualidade da filmagem, mas acabou escorregando.
Segundo o pai, já com o serviço concluído, por volta das 18h de domingo, Rodrigo pediu a um colega que recolhesse as ferramentas enquanto ele fazia um vídeo para mostrar à direção da empresa que tudo estava funcionando corretamente. O mecânico então se moveu para captar uma imagem mais ampla da máquina, quando caiu.
O coordenador de segurança do trabalho da Seara acionou a polícia. Um delegado e uma equipe de peritos estiveram na indústria para realizar as investigações. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para investigar o que causou a morte.
Um outro mecânico que estava no mesmo ambiente relatou que Rodrigo contou às autoridades que ele estava trocando os rolamentos e embuxamentos da máquina e voltou depois de ter terminado o serviço para fazer alguns ajustes.
A Polícia Civil informou ao Globo que esse outro mecânico relatou que estava embaixo da máquina, fechando a tampa, quando ouviu um grito. Ele observou que a misturadora de hambúrgueres estava sem trava de segurança e não soube informar em qual momento foi retirado o cadeado.
Os investigadores tentam ainda ouvir uma outra testemunha do acidente. Segundo a Polícia Civil, trata-se de um funcionário que fazia a higienização no mesmo ambiente onde estava Rodrigo. Mas quando os investigadores chegaram ela já havia se retirado, pois ficou em estado de choque.
A JBS informou que, "com muito pesar", confirma a morte do colaborador e "manifesta solidariedade à família do funcionário, que vem recebendo toda a assistência necessária". A empresa acrescentou que acompanha a investigação feita pelas autoridades e que vem fornecendo informações que possam contribuir com o esclarecimento do ocorrido.
Segundo a JBS, a fábrica estava fechada para manutenção, e a linha de produção permanecerá fechada até a conclusão da sindicância.
Rodrigo era casado e deixou três filhos. Nas redes sociais, a viúva publicou uma imagem de luto, com os dizeres: "A dor é grande, a saudade é eterna". A mãe da vítima, Nélida Alvares, também escreveu uma mensagem: "descanse em paz meu filho", diz o texto.