Ministro da Educação, Milton RibeiroIsac Nóbrega/PR

Brasília - Durante em eventoevangélico realizado nesta terça-feira (05), o ministro da educação, Milton Ribeiro, que é pastor, alegou que existem unidades de ensino superior em excesso no Brasil e criticou governos anteriores na condução da educação no país. 
De acordo com o ministro, o foco deve estar nos níveis básicos de ensino, principalmente na alfatabetização. Segundo ele, o que o país tem hoje são "jovens que são analfabetos funcionais, não entendem o que leem". 
“O alicerce na educação é a alfabetização. Como é que se pode imaginar alguém construir uma casa começando pelo telhado? Quando falo em universidade, como falam que foi democratizada, encheram de telhados, esqueceram do alicerce. O que nós temos hoje: jovens que são analfabetos funcionais, não entendem o que leem”, disse. 
O ministro também disse que as instituições precisam oferecer reforço para os alunos, já que existem "meninos que chegam para fazer engenharia sem saber regra de três". 
Ainda durante sua fala, Milton Ribeiro criticou governos anteriores dizendo que as medidas tomadas em outros mandatos colocaram a "educação pública brasileira em um nível tão ruim”. 
Em setembro deste ano, o ministro já havia direcionado críticas a governos antecessores. "Tivemos 20 anos de governo de esquerda que levaram o país a essa situação. Eu estou colhendo frutos. Estou me esforçando em um ano de pandemia, com poucos recursos. Parece que o governo Bolsonaro é essa terra arrasada", disse.