Indígenas são mortos em disputa de terras em reserva no RSAFP/Foto ilustrativa

Porto Alegre - Ao menos cinco indígenas foram mortos na reserva caingangue Serrinha, em Ronda Alta, no Norte do Rio Grande do Sul, na última semana. Segundo relato de uma local — compartilhado pelo vereador eleito pelo Rio de Janeiro, Chico Alencar, em seu perfil no Twitter — os homicídios vem ocorrendo devido a uma disputa relacionada ao arrendamento de áreas para a produção de soja.
"Tô na aldeia de Serrinha e está acontecendo uma coisa horrível aqui. O cacique Marciano Marcio Claudino já matou mais de quatro pessoas. Hoje de manhã cedo ele passou com o carro dele e mais de 20 índios em outros carros para ir matar os indígenas que não queriam sair, que queriam lutar pela suas terras", relata a mulher que se identifica apenas como Vanir. 
Em outro momento do vídeo, a mulher relata que já pediu ajuda aos órgãos federais como a Polícia Federal, o Ministério Público e a Funai, mas que não obteve ajuda. Assista: 
Na noite da última quarta-feira (20), o Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para a região. Já a Polícia Federal informou que está investigando as mortes.