Jair Bolsonaro (PL)Reprodução

Um grupo de 18 juristas e médicos apresentaram, nesta quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) baseado na investigação e conclusões da CPI da Pandemia.
O documento se baseia nas apurações foi liderado pelo jurista Miguel Reale Júnior, autor do pedido que afastou a ex-presidente Dilma Rousseff.
A Câmara já recebeu mais de 140 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Cabe ao presidente da Câmara a iniciativa de acolher ou não algum dos pedidos.
Segundo os especialistas, Bolsonaro agiu e se omitiu dolosamente durante a pandemia, "dando causa à proliferação dos males que levaram milhares de brasileiros à morte e a perigo de morte em vista de terem contraído o vírus”.
De acordo com o pedio, é "indubitavelmente" de Bolsonaro a "responsabilidade pela imensa dimensão que tomou a pandemia, que não teria sido dessa grandeza não fosse a arquitetura da política e o comportamento adotados pelo presidente”.
Em setembro, Reale Júnior, ao lado de outros especialistas, apresentou à CPI um estudo sobre os possíveis crimes cometidos pelo presidente Bolsonaro durante a pandemia. O documento apresentado na comissão serviu como base para o pedido apresentado nesta quarta-feira.
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que esse pedido de impeachment não irá prosperar.