Jair Bolsonaro e Lula Reprodução

A última pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, 16, aponta que a diferença entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 40 pontos percentuais entre eleitores com menor renda, de até dois salários mínimos. Grupo que equivale a 51% da amostra do instituto. Segundo o levantamento, Lula possui 56% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo conta com 16%.
Em relação ao mês de setembro, data da última pesquisa com esse grupo, a distância cresceu seis pontos. O desempenho do petista cresce oito pontos percentuais entre o eleitorado com renda de até dois salários mínimos.
Quando em relação a população geral, o ex-presidente se encontra com 48% dos votos, contra 22% de Bolsonaro.
O Palácio do Planalto tem como expectativa que o pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 400 amenize o desempenho abaixo de Bolsonaro entre a classe mais pobre. Para viabilizar financeiramente o programa social que substitui o Bolsa Família, o governo apresentou ao Congresso a PEC dos Precatórios, que muda o pagamento de despesas federais em virtude de sentenças judiciais e altera o cálculo do teto de gastos. O texto já foi aprovado pelos parlamentares.
Nesta quinta-feira, o potencial de votos de Bolsonaro entre eleitores de menor renda é 18 pontos percentuais menor do que em relação aos mais ricos (com renda acima de 10 salários mínimos). Nesse segmento, ele soma 34% dos votos.