Deputado pede que MPF investigue gastos com internação de BolsonaroReprodução Facebook

Brasília - A decisão sobre a cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser tomada nesta terça-feira (4), afirmou o médico-cirurgião que o acompanha, Antônio Luiz Macedo. A informação foi confirmada durante entrevista ao Broadcast Político, do jornal Estado de São Paulo.
"A decisão se Bolsonaro vai ser operado ou não depende de um exame clínico criterioso por parte do cirurgião. Não é uma tomografia que vai dizer se vai ser operado, hemograma, PCR, nada disso. É o exame clínico adequado por parte do cirurgião", afirmou o médico, por meio de um áudio no aplicativo de mensagens WhatsApp. De acordo com o profissional, outros médicos do Vila Nova Star já examinaram o presidente e avaliaram que talvez a cirurgia não seja necessária. "Mas eu chegando, vou direto ao hospital, vou examinar direitinho e ver se há necessidade de operação ou não", acrescentou.

Macedo deve chegar à capital paulista por volta das 2 horas da madrugada de amanhã. Ele está nas Bahamas, onde tirava férias. Anteriormente, havia expectativa de que o profissional retornasse ao Brasil ainda nesta tarde. De acordo com o médico, ele não usará avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para voltar ao País. "Jamais iria gastar dinheiro do governo brasileiro utilizando avião da FAB. O avião não é da FAB", afirmou.

A aeronave que buscará Macedo e a esposa nas Bahamas, de acordo com ele, está agora na França e é propriedade da Rede DOr, dona do Hospital Vila Nova Star. "Não temos como chegar em São Paulo em avião comercial rápido. Então, o avião vai nos pegar agora à noite", explicou.

Macedo acompanha o presidente desde setembro de 2018, quando Bolsonaro sofreu uma facada na região do abdômen durante a campanha eleitoral. Bolsonaro voltou a ser internado na madrugada desta segunda-feira (3), com um quadro de obstrução intestinal. Pela manhã, o presidente havia afirmado no Twitter que faria exames para definir se precisará de uma nova cirurgia para tratar o quadro de suboclusão intestinal. O hospital informou que o mandatário está estável, em tratamento e sem previsão de alta.

Bolsonaro estava de férias em São Francisco do Sul (SC) desde a última segunda-feira, 27, e voltaria hoje a Brasília. Nesta madrugada, deixou o litoral catarinense de helicóptero em direção a Joinville. De lá embarcou para São Paulo com a comitiva presidencial.

Bolsonaro havia dado entrada no Vila Nova Star pela última vez em julho de 2021, quando também sentiu dores abdominais e ficou quatro dias no hospital, localizado na Vila Nova Conceição, na Zona Sul da capital paulista. Na ocasião, não precisou ser operado. O presidente já realizou seis cirurgias em decorrência do atentado a faca sofrido em 2018 em Juiz de Fora, Minas Gerais.
*Com informações do Estadão Conteúdo