Obstrução intestinal: entenda o que é, quais as causas, sintomas e tratamentosPixbay

K
KARILAYN AREIAS
Rio - O presidente Jair Bolsonaro teve o diagnóstico de obstrução intestinal confirmado nesta quarta-feira (14). Após dar entrada com dores abdominais no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, nesta madrugada, ele será transferido para São Paulo para ser operado. O DIA conversou com o médico coloproctologista (cirurgião especializado em tratamentos de doenças do intestino) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, João Pupo Neto, para explicar o que significa esse quadro de saúde, quais as causas, sintomas e tratamentos. 
De acordo com Pupo Neto, a obstrução intestinal é a interrupção parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino, que pode ser provocada por diversos fatores. "A obstrução pode ser causada por muitos fatores, como bridas, doenças inflamatórias, hérnias e tumores. Mas, geralmente, bridas (aderências de tecido nas paredes do intestino) são comuns em pessoas que se submeteram a diversas cirurgias", explica. Desde que lançou sua candidatura em 2018, Bolsonaro já foi internado pelo menos quatro vezes e realizou seis cirurgias. 
Publicidade
Já sobre os sintomas mais comuns da obstrução intestinal estão soluços, arrotos, vômitos, dificuldade na eliminação de gases, dificuldade para evacuar e até a interrupção completa da evacuação. "Nesses casos, os exames de imagens, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, auxiliam o médico na interpretação de onde está obstruído e qual o tipo de obstrução", diz.
Sobre o tratamento, Pupo Neto afirma que é preciso avaliar as condições do paciente para determinar qual caminho seguir. "Tem uma série de perguntas que o médico precisa fazer antes de determinar um tratamento. É preciso ter acesso ao seu histórico médico, exames físicos e exames de imagens", conclui.