A companhia aérea Azul opera a rota entre Macaé e o Aeroporto Santos Dumont.Foto: Divulgação/Zurich Airport Brasil.

Rio - A alta nos casos de covid-19 e de influenza no país já começa impactar os voos e as operações no país. A companhia aérea Azul, por exemplo, empresa líder no transporte de passageiros nos últimos 12 meses, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aéreo (Anac), fez um comunicado informando que fará uma reprogramação em alguns de seus voos.
Em nota, a companhia afirmou que registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes e decidiu realocar os voos.
"A Azul informa que, por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus Tripulantes, casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves", diz o comunicado.

As dispensas ocorrem diante da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais como Covid-19, em meio ao avanço da variante ômicron, e do vírus H3N2 da influenza. O comunicado da Azul diz ainda que o número alto de dispensas médicas "está afetando diversos setores da economia, não só no Brasil, mas em outros países".

Entretanto, a companhia ressaltou que os clientes impactados estão sendo notificados e reacomodados em outros voos. 

"É importante ressaltar que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac", conclui a nota.