Corpo de Bombeiros evacuou a área de deslizamento em Ouro Preto cerca de 40 minutos antes do colapso Reprodução/Redes Sociais

Ouro Preto - Um deslizamento de terra de grande proporção destruiu um casarão histórico em Ouro Preto e assustou que estava na Região Central do município de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira. Uma série de vídeos que viralizou nas redes sociais mostra o exato momento do deslizamento no Morro da Forca. O imóvel que funcionava como depósito foi completamente destruído.
De acordo com a Defesa Civil, ninguém se feriu no acidente. E a ação do Corpo de Bombeiros foi fundamental. Acionado no início da manhã para uma vistoria no centro histórico, a corporação já havia sido evacuada cerca de 40 minutos antes do colapso que destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto. O casarão histórico estava interditado desde 2012. O centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro a ser reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco, em 1980.
"Os bombeiros foram acionados por volta de 8h30 para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrado, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10, houve o colapso", destacou o Corpo de Bombeiros", disse a corporação.
É importante destacar que a atuação preventiva do CBMMG juntamente com a Defesa Civil Municipal de Ouro Preto foi decisiva para que não existissem vítimas nesse caso, uma vez que o local já se encontrava isolado e evacuado preventivamente", complementou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte do terreno ainda pode ceder e um possível desmoronamento pode 'condenar' um hotel e um restaurante no centro histórico de Ouro Preto. "Ainda há uma instabilidade do talude", apontou o Corpo de Bombeiros.
A situação também afetou o fornecimento de energia elétrica em parte da cidade, de acordo com a Prefeitura. Outros desmoronamentos já haviam ocorrido no município nos últimos dias, como no bairro Vila Aparecida e São Francisco. A rodovia que liga Ouro Preto a Mariana (MG-129) chegou a ceder, impedindo o tráfego.
Minas Gerais tem sido castigada pelo intenso período de chuvas nas última semanas. E o desmoronamento em Ouro Preta é reflexo do solo encharcado na avaliação da Defesa Civil. Vale lembrar que o município está na lista de cidades em situação de emergência por causa dos temporais.