Chuva forte na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixa dezenas de pessoas mortas e centenas desabrigadas AFP

Brasília - O governo federal deve liberar saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Petrópolis, município localizado no estado do Rio de Janeiro, e que foi devastado pela chuva na última terça-feira (15). A informação foi revelada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), durante viagem à Rússia. 
"Como é praxe nessas questões, há liberação do fundo de garantia [FGTS] e [recursos para] a reconstrução de obras emergenciais para restabelecer a transitabilidade na região", disse Bolsonaro em conversas com jornalistas.
O presidente também revelou que conversou ao telefone com Rogério Marinho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e citou a liberação de um "crédito especial para atender aos vitimados da catástrofe de uma água em abundância que caiu e para a reconstrução de alguma coisa". Entretanto, Bolsonaro não deu mais detalhes sobre valores ou liberação. "Os demais créditos de prevenção são previstos no orçamento anual", acrescentou.
Bolsonaro anunciou também que sobrevoará a cidade de Petrópolis, na sexta-feira (18), após regressar de viagem. O avião com o chefe do Executivo brasileiro pousará no Aeroporto Internacional Tom Jobim-Galeão. "Pretendemos já apresentar ao prefeito [de Petrópolis, Rubens Bomtempo] o que nós podemos oferecer", disse.
Bolsonaro está na Rússia, a convite do presidente Vladimir Putin, e seguirá amanhã (17) de manhã para uma breve visita à Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro, Viktor Orbán.