Falsificação do primeiro autoteste de COVID aprovado pela AnvisaCPMH/Divulgação

Brasília -  O produto registrado como Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno foi o primeiro autoteste para covid-19 aprovado pelo Vigilância Sanitária (Anvisa) e já possui uma versão falsificada sendo comercializada. A empresa responsável pela importação do teste, CPMH Produtos Hospitalares, informou nesta quarta-feira, 23, que a venda da versão falsa do produto está ocorrendo nas redes sociais.
A assessoria da empresa alerta que, quaisquer unidades do autoteste que estejam sendo comercializadas neste momento, sob o mesmo nome, são falsificações. O produto original, que atende aos critérios técnicos de qualidade e desempenho definidos pela Anvisa e pelo INCQS (Fiocruz), só estará disponível para a população brasileira na próxima semana.
De acordo com a empresa, a previsão é que 20 milhões de unidades cheguem às redes de farmácia, lojas de artigos médicos e e-commerces no país a partir de semana que vem.
Segundo a CPMH Produtos Hospitalares, as versões falsificadas aparentam ter swab mais longo que o original e um formato diferente no tubo de coleta. Além disso, os produtos sendo vendidos não apresentam a segurança e eficácia comprovadas para a utilização do autoeste com segurança. 
"A companhia já está tomando as medidas necessárias em relação ao caso, com a entrada de uma queixa-crime na polícia. Orientamos que ao encontrar o produto falsificado entre em contato com a CPMH pelos canais de atendimento 08009408883 e pelo SAC disponível no site para que as providências cabíveis possam ser tomadas com vistas à proteção da saúde da população"
Como funciona o autoteste
O Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno (CPMH)  pode ser utilizado entre o 1° e o 7° dia do início de sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo, por exemplo) e permite o resultado em 15 minutos.
Caso não haja sintomas, ou nos casos que se tenha contato com alguém que testou positivo, é recomendado que se aguarde pelo menos cinco dias para realizar a autotestagem.

Vale enfatizar que o resultado do autoteste serve como uma orientação para o paciente, mas não é considerado um diagnóstico.
Caso o resultado seja positivo, o paciente deve imediatamente evitar o contato com outras pessoas, pois isso quebra a cadeia de transmissão da Covid-19, quando possível procurar atendimento especializado de profissionais de saúde para confirmar o diagnóstico.

O QR Code disponível na bula do autoteste dá acesso a um link (cpmhcombr/autoteste) com um vídeo que esclarece todas as orientações sobre o uso do produto.
Além disso, a CPMH disponibiliza uma central de atendimento na qual profissionais da saúde especializados esclarecem dúvidas sobre a correta utilização do autoteste. O
O atendimento pode ser realizado por contato telefônico (0800), e-mail e mensagens via aplicativo WhatsApp.