Força Aérea BrasileiraDivulgação

Brasília- A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, neste sábado (26), que colocou de prontidão duas aeronaves para o resgatar brasileiros que vivem na Ucrânia. Os aviões são do modelo aviões KC-390 Millennium e foram empregados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.
Ainda segundo a FAB, a decisão de reservar as aeronaves foi tomada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Atualmente, segundo o serviço consular do Brasil na Ucrânia, cerca de 500 brasileiros vivem lá. 
Na última sexta-feira (25), um trem com brasileiros que estavam em Kiev saiu da capital ucraniana rumo à cidade de Chernivtsi, próximo da fronteira com a Romênia e com a Moldávia. A operação de retirada foi organizada pela Embaixada do Brasil em Kiev.
Entenda o conflito

O conflito na Ucrânia pela Rússia teve início nesta quinta-feira, 24, após o presidente russo Vladimir Putin autorizar a entrada de tropas militares no país do leste europeu. A invasão culminou em ataques por ar, mar e terra, com diversas cidades bombardeadas, inclusive a capital Kiev, que já deixou mais de 130 mortos e mais de 300 feridos. Essa é a maior operação militar dentro de um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

A ofensiva provocou clamor internacional, com reuniões de emergência previstas em vários países, e pronunciamentos de diversos líderes espalhados pelo mundo condenando o ataque russo à Ucrânia. Em razão da invasão, países como Estados Unidos, Reino Unido e o bloco da União Europeia anunciaram sanções econômicas contra a Rússia.

A invasão ocorreu dois dias após o governo russo reconhecer a independência de dois territórios separatistas no leste da Ucrânia - as províncias de Donetsk e Luhansk. Com os ataques, Putin pretende alcançar uma desmilitarização e a eliminação dos "nazistas", segundo o presidente russo.

Outros motivos de Putin pela invasão na Ucrânia se dão pela aproximação do país com o Ocidente, com a possibilidade do país do leste europeu fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar internacional, e da União Europeia, além da ambição de expandir o território russo para aumentar o poder de influência na região.