Brasileiros que estavam na Ucrânia chegaram ao Recife na manhã desta quinta-feiraReprodução de vídeo

O avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgatou brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia, chegou ao Recife (PE) às 6h44 desta quinta-feira, 10. A aeronave segue para Brasília, onde deve pousar por volta das 12h15. Ao todo, foram trazidos 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos, um colombiano, 14 crianças, oito cachorros e dois gatos. O voo saiu de Varsóvia, capital da Polônia, na tarde desta quarta-feira, 9.
O KC-390, que partiu de Brasília na última segunda-feira, 7, levou 11,6 toneladas de doação humanitária para a população ucraniana. A cooperação inclui 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; em torno de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a cerca de 360 mil refeições; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos, doados pelo Ministério da Saúde. 
A missão conta, ainda, com um médico especialista para execução de protocolo sanitário, no contexto da Covid-19, e assistência a qualquer viajante em caso de intercorrências durante a missão.
O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos do Ministério da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021), o que demonstra a natureza multifuncional do equipamento e a tradição das Forças Armadas nesse tipo de operação.