LulaDivulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira, 5, que o PSB irá apresentar o ex-governador Geraldo Alckmin como possível vice para as eleições deste ano durante uma reunião na sexta-feira, 8, em São Paulo. Após esse lançamento, o nome será discutido pelos petistas. 
Em entrevista à Rádio Lagoa Dourada, do Paraná, o ex-presidente acredita que o ex-governador de São Paulo pode ser seu vice para as eleições presidenciais. "Eu acho que eu e o Alckmin podemos estar juntos na chapa. Vou ter uma reunião na sexta-feira que o PSB vai propor o Alckmin de vice e vamos levar isso para discutir no PT", disse Lula.
Em relação a possível chapa, o ex-presidente afirma que, caso os dois estejam juntos, trabalharão unidos para a reconstrução do país. "Você pode ficar certo que, se nós estivermos juntos, nós vamos reconstruir o Brasil porque nós somos dois democratas, gostamos da democracia, exercemos a democracia e temos como prova o exercício dos nossos mandatos", afirmou.
Após 33 anos no PSDB, Alckmin se filiou ao PSB no dia 23 do mês passado e argumentou sobre a defesa da democracia para justificar a aliança com o ex-presidente. No evento de filiação, ele saudou o seu partido por apoiar a pré-candidatura de Lula à presidência e afirmou que, se eleito, o petista irá reinserir o país no cenário mundial.
"Eu quero cumprimentar, Carlos Siqueira, o PSB pela decisão de apoiar o presidente Lula para presidente da República. É ele. Nós temos que ter os olhos abertos para enxergar, a humildade para entender que ele é hoje aquele que melhor reflete e interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro. Aliás, ele representa a própria democracia, porque ele é fruto da democracia. Ele não chegaria lá (na Presidência) do berço humilde que sempre foi se não fosse o processo democrático", disse.
"Alguns podem estranhar. Eu disputei com o presidente Lula uma eleição em 2006, fomos para o segundo turno, mas nunca colocamos em risco a questão democrática. O debate era de outro nível, nunca se questionou a democracia", acrescentou o ex-governador na ocasião.
O primeiro sinal público da aliança Lula-Alckmin ocorreu em 19 de dezembro de 2021, quando ambos estiveram em um jantar organizado pelo grupo de advogados Prerrogativas, em São Paulo, e posaram juntos para foto.