Aedes pode transmitir chikungunya, dengue e zika Reprodução
Com o decreto publicado ontem (4) no Diário Oficial, o município poderá agilizar os processos de compra e de contratação de pessoal ou de equipamentos para reforçar as ações de combate à dengue.
O decreto também notifica os proprietários de imóveis a realizarem a limpeza de seus terrenos, jardins e calçadas no prazo de 30 dias, com obrigação de remover todo e qualquer tipo de resíduo que possa virar criadouro de animais ou insetos nocivos ao ser humano. Quem descumprir a medida será multado. O decreto tem validade de 180 dias.
São José do Rio Preto
Já na cidade de São Paulo foram confirmados 1.070 casos até o dia 30 de março, sem óbitos. No ano passado, nesse mesmo período, a capital confirmava 825 casos de dengue, também sem registro de mortes.
Em todo o estado de São Paulo, já foram confirmados 24,9 mil casos de dengue e 11 óbitos entre os meses de janeiro e março deste ano, segundo a Secretaria estadual da Saúde. Em 2021, nesse mesmo período, foram contabilizados 43,2 mil casos de dengue e 16 óbitos.
No três primeiros meses do ano, foram registrados 80 casos de chikungunya em todo o estado paulista, sem mortes. No ano passado, entre janeiro e março, foram confirmados 5,7 mil casos e três mortes.
Brasil
Votuporanga é o quarto município do Brasil com o maior número de casos de dengue, atrás de Goiânia, Brasília e Palmas. Já a cidade de São José do Rio Preto aparece na quinta colocação. Desde o início deste ano, o ministério confirmou 70 óbitos por dengue.
Sintomas
Alguns poucos sintomas diferenciam uma doença da outra. No caso da dengue, costuma haver uma dor atrás dos olhos. Já a chikungunya pode provocar dor e inchaço nas articulações. A zika, por sua vez, pode causar febre baixa e vermelhidão nos olhos.
Para combater o mosquito transmissor dessas três doenças, as pessoas devem manter os ambientes e recipientes limpos e sem acúmulo de água. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; e eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.