A Anivisa anunciou uma série de flexibilizações nas medidas de sanitárias nos aeroportos do paísRovena Rosa/Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 12, a flexibilização das medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves do país. De acordo com o órgão, as atualizações foram feitas após a decretação do fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da covid-19.
De acordo com as novas diretrizes, a volta do serviço de bordo está liberado, assim como a retirada da máscara durante a alimentação e o permissão da capacidade máxima de passageiros no transporte para embarque e desembarque pela área remota.
Entretanto, a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do avião e nas áreas restritas dos aeroportos continua valendo, além do desembarque realizado por fileiras e os procedimentos de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies. O distanciamento físico continua recomendado sempre que possível.
Na quarta-feira, 11, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças informaram que, a partir da próxima segunda-feira, 16, deixam de recomendar máscaras obrigatórias em aeroportos e voos.
Em comunicado conjunto, a Easa e o ECDC afirmaram que vão "retirar a recomendação de uso obrigatório de máscaras médicas nos aeroportos e a bordo de voos". Lembram, no entanto, que "a máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão" do SARS-CoV-2, especialmente para pessoas mais vulneráveis.