UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais...UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004...Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGEMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Dados do último levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo, 12, apontam que 50% dos brasileiros são a favor das cotas raciais em universidades públicas e 34% se posicionaram contra. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% não souberam responder.  
Segundo a pesquisa, que ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios, o apoio às cotas é maior entre os mais jovens, escolarizados e com maior renda. Pessoas pretas também tendem a concordar mais com a política afirmativa (53%), seguida das pardas (52%) e dos brancos (50%).
O instituto diz que margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A Lei de Cotas, a Lei 12.711/12, está prestes a completar uma década neste ano. Desde 2013, ela estabelece no Brasil a reserva de percentual de vagas em instituições de ensino federais para grupos historicamente excluídos desses espaços. Candidatos negros, indígenas, estudantes de escola pública e pessoas com deficiência e de baixa renda.