Imigrantes em Tapachula, cidade onde criança foi abrigada após a morte da mãeAFP
Criança é devolvida ao Brasil após morte da mãe que tentava entrar nos EUA ilegalmente
Causa da morte ainda não foi esclarecida. Menina estava em um abrigo na cidade de Tapachula, no México
Uma criança de três anos foi devolvida à família do pai depois que a mãe morreu ao tentar entrar de maneira ilegal no Estados Unidos. A mulher era divorciada do pai da menina e ambos eram haitianos que viviam na cidade de Jacareí, no interior de São Paulo.
A mãe da menina decidiu, em maio, ir para os Estados Unidos junto com um namorado, também estrangeiro. Ao chegar na fronteira entre a Colômbia e o Panamá, a mulher morreu. A causa ainda não foi revelada por conta do segredo de Justiça imposto ao processo. Sem ela, o homem seguiu com a criança até o México. O padrasto e a enteada foram abrigados em uma instituição na cidade de Tapachula, na fronteira entre a Guatemala e o México. A região é conhecida por conflitos entre imigrantes que tentam entrar nos Estados Unidos de maneira ilegal.
Ao tomar conhecimento da situação, a família materna da menina acionou o Itamaraty que junto com o Ministério Público, deu início ao processo de guarda da criança para o pai e a repatriação. O padrasto continuou no México.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.