Homem foi detido e responderá por racismo e injúria racialReprodução

São Paulo - Um homem identificado como Wilho da Silva Brito, de 39 anos, foi filmado gritando ofensas racistas e homofóbicas na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro de São Paulo. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais. Nas imagens é possível ver que ele lia "Minha Luta" ("Mein Kampf"), livro escrito por Adolf Hitler. Enquanto é repreendido por outras pessoas, ele afirma que "não gosta de negro". Uma testemunha diz que ele está sendo racista, mas ele repete a frase.
Ao ser confrontado, Brito confirma que é racista e depois critica a comunidade LGBTQIA+, fazendo comentários homofóbicos. O homem foi detido e funcionários da biblioteca prestaram depoimento sobre o ocorrido. Segundo eles, Brito já causou diversos problemas em outras ocasiões. Testemunhas disseram que o homem fez gestos nazistas e ofendeu as pessoas negras. O caso foi registrado como injúria racial e racismo.
A Secretaria Municipal da Cultura, que é responsável pela biblioteca Mário de Andrade, emitiu uma nota sobre o caso. "A Secretaria Municipal de Cultura repudia veementemente as falas e atitudes nazistas, homofóbicas e racistas do frequentador flagrado na tarde desta terça-feira (02) na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), um espaço marcado pelo respeito às diferenças de gênero, raça, orientação sexual e pela celebração da diversidade", disse a nota.
A pasta também destacou que "racismo é crime inafiançável, pela Constituição Federal, lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989", diz a nota, que finaliza afirmando que "as pastas da Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania estão em diálogo para tratar do caso", completou.