Um dos painéis que associam comunismo ao crime organizado expostos em Porto AlegreReprodução
Justiça é acionada após instalação de outdoors que associam comunismo a facção criminosa
Partidos de esquerda reagiram contra conteúdo que caracteriza fake news e propaganda irregular em favor do bolsonarismo
Porto Alegre - Dois painéis apócrifos com peças publicitárias que associam o comunismo a uma facção criminosa famosa por controlar o tráfico de drogas em diferentes estados brasileiros foram instalados na última em Porto Alegre.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) endossou o conteúdo dos outdoors em uma postagem nas redes sociais e as peças já foram denunciadas por parlamentares de esquerda ao Ministério Público Eleitoral, à Polícia Civil e ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.
Um dos outdoors foi instalado na lateral do edifício Caraíba, na região central da capital gaúcha, e tem altura equivalente a 8 dos 14 andares do prédio, localizado em frente à Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O outro fica em um prédio na Avenida Benjamin Constant, no bairro São João.
Os painéis em questão mostram duas colunas, uma delas verde e amarela, com o cabeçalho da bandeira do Brasil, à esquerda; e outra vermelha, que tem como cabeçalho a foice e o martelo, (símbolos do comunismo) à direita.
Numa aparente comparação, o texto associa o lado verde e amarelo a expressões como "vida", "bandido preso", "povo armado", "valores cristãos", "agro forte" e "a favor da polícia".
Em contraposição, atrelados ao comunismo, aparecem "aborto", "bandido solto", "povo desarmado", "ideologia de gênero", "MST forte" e "a favor do PCC". Sobre a tabela, há os dizeres "você decide", em aparente alusão às eleições deste ano.
As peças impressas conclamam os leitores a participarem de "festejos do Bicentenário" de 7 de setembro, data em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende realizar atos de mobilização de sua base, com paradas militares, em meio aos ataques que tem proferido contra o sistema eleitoral brasileiro e o Poder Judiciário.
Os outdoors foram produzidos pela agência Life, que tem como sócio o empresário Leonardo Hoffmann, simpatizante de Bolsonaro. A empresa se recusa a revelar quem teria contratado o serviço. Para parlamentares de partidos de esquerda, as peças são propaganda irregular e incitam ao ódio.
Uma foto do painel instalado no Edifício Caraíba foi postada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que endossou seu conteúdo nesta sexta-feira em uma publicação em sua conta no Instagram, com mais de 200 mil curtidas. No mesmo dia, a ex-deputada federal gaúcha Manuela d'Avila (PC do B) questionou, também nas redes sociais, quem financiou o material.
"Todas as mentiras das redes ganham as ruas em Porto Alegre. Isso é criminoso. Quem pagou?", escreveu.
O vereador de Porto Alegre Leonel Radde (PT) registrou um boletim de ocorrência na última quinta-feira junto à Polícia Civil gaúcha em que pede a investigação sobre quem financiou os anúncios e denunciou, no mesmo dia, as peças ao Ministério Público do Rio Grande do Sul. Seu colega Matheus Gomes (PSOL) entrou com uma representação contra as peças junto ao Tribunal Regional Eleitoral do estado.
Para Radde, o conteúdo caracteriza fake news e propaganda irregular em favor do bolsonarismo."Recebemos denúncias sobre o primeiro outdoor (do centro) assim que ele foi instalado, no dia 11 de agosto, mesmo dia da leitura dos manifestos pró-democracia. Fica claro que são calúnias contra um grupo político específico, a esquerda, e o conteúdo é criminoso. Há crime de incitação ao ódio e propaganda antecipada", afirmou ao GLOBO.
A agência Life, em nota publicada em seu perfil no Instagram, afirma que "exibe as campanhas que seus clientes contratam, desde que estejam de acordo com as normas do mercado publicitário e com a legislação vigente. O conteúdo das campanhas é de responsabilidade dos anunciantes que contrataram, e conviver com a simpatia ou rejeição a estas faz parte da liberdade que deve prevalecer na sociedade", diz o documento.
Na mesma publicação, Leonardo Hoffmann, sócio da agência, escreveu "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos" em um comentário. As frases foram o lema da campanha de Jair Bolsonaro à presidência em 2018.
Para Radde, o comentário de Hoffmannn evidencia que o anúncio teria a intenção de fazer propaganda bolsonarista. "Pedimos ao Ministério Público a retirada imediata das peças, mas o estrago já foi feito, dada a repercussão dos anúncios", diz o vereador.
O cruzamento da avenida Oswaldo Aranha com a rua Sarmento Leite, onde foi inaugurado o Caraíba em 1959 e, agora, foi instalado um dos painéis ultraconservadores, é chamado de "Esquina Maldita" de Porto Alegre, em referência a debates e atos políticos que tiveram lugar ali nas décadas de 1960 e 1970. A vizinhança, historicamente, é formada por estudantes universitários e considerada progressista.
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