USP), a Unicamp e Unesp ocupam a primeira, segunda e terceira posição, respectivamente Reprodução

As universidades do Brasil se destacam pelo volume de produção científica na América Latina. No ranking divulgado na quinta-feira, 22, pela QS (Quacquarelli Symonds), empresa que avalia o ensino superior de todo o mundo, 9 das 10 primeiras colocadas são instituições brasileiras.
A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) ocupam a primeira, segunda e terceira posição, respectivamente.

No entanto, de acordo com a lista, o país precisa melhorar a qualidade das pesquisas. Isso porque apenas uma universidade brasileira aparece no top 10 do indicador de citações por corpo docente. A Universidade Potiguar, de Natal, é a 6ª melhor na América Latina.

Melhores universidades da América Latina

A USP, por sua vez, é a segunda melhor instituição de ensino, ficando atrás somente da Pontifícia Universidad Católica de Chile (UC), que está na primeira colocação. Inclusive, ambas ocupam os primeiros lugares do ranking há cinco anos consecutivos.

Na lista, outras duas brasileiras aparecem no top 10: a Unicamp e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 5º e 8º lugares, respectivamente.

Brasil é o melhor representado no ranking

Das 428 instituições avaliadas em 20 países latino-americanos, 98 são brasileiras. De acordo com a publicação, as instituições de ensino superior do Brasil têm “alto grau de estabilidade”. Entre as brasileiras que aparecem no ranking, 23 melhoraram de posição, 24 diminuíram de posição, 47 permaneceram estáveis no último ano e quatro entraram no ranking pela primeira vez.

Universidades bem qualificadas

A USP apresenta nota máxima (100 pontos) nos indicadores de reputação acadêmica, pesquisa internacional e perfil on-line. A boa pontuação em reputação acadêmica, em especial, mostra que a instituição é bem percebida por acadêmicos ao redor do mundo. Além disso, o Brasil também tem 9 das 10 melhores universidades da América Latina no indicador de funcionários com PhD.

Veja o ranking das 20 melhores universidades da América Latina

- 1ª Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile)
- 2ª Universidade de São Paulo (Brasil)
- 3ª Universidad de Chile (Chile)
- 4ª Tecnológico de Monterrey (México)
- 5ª Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
- 6ª Universidad de los Andes (Colômbia)
- 7ª Universidad Nacional Autónoma de México (México)
- 8ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
- 9ª Universidade de Buenos Aires (Argentina)
- 10ª Universidad Nacional de Colombia (Colômbia)
- 11ª Universidade Estadual Paulista (Brasil)
- 12ª Universidad de Concepción (Chile)
- 13ª Pontificia Universidad Católica del Perú (Peru)
- 14ª Universidad de Santiago de Chile (Chile)
- 15ª Universidad de Antioquia (Colômbia)
- 16ª Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
- 17ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)
- 18ª Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia)
- 19ª Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)
- 20ª Universidad de Costa Rica (Costa Rica)