Investigação teve início em novembro de 2021Divulgação/PF

São Paulo- A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 18, a Operação Gênesis, que tem como objetivo a repressão do crime organizado e do tráfico internacional de drogas. Sete pessoas são investigadas.
Cerca de 100 policiais cumprem 20 mandados expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos, em São Paulo, sendo três mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão.
Foram determinados, ainda, o que os agentes recolhessem todos os bens imóveis e veículos, assim como todos os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome dos investigados.
A investigação teve início em novembro de 2021 e, durante o período, foram apreendidas, aproximadamente, 1,6t de cocaína, em três eventos. O primeiro em Hamburgo, na Alemanha; e os demais em Santos, com cargas com destinos à Antuérpia, na Bélgica e Durban, na África do Sul.
Segundo a PF, a organização criminosa atuava na cadeia logística de tráfico transfronteiriço de substâncias entorpecentes, voltada as etapas do processo de exportação de cargas lícitas (contratação, estufagem e transporte). Nisso. eram introduzidas, de forma oculta e com meios aprimorados, elevadas quantidades de cocaína destinadas a países da Europa e África.
Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas variam de 10 a 25 anos de reclusão.
O nome da operação faz alusão a primeira apreensão, que deu origem ao procedimento, criando mecanismos que permitiram identificar aqueles que atuavam na organização criminosa.