Geada em São Joaquim (SC) bate recorde em novembro Reprodução/TripAdvisor

Florianópolis - O Vale do Caminhos da Neve, a cerca de 3 km do centro de São Joaquim, amanheceu, nesta quarta-feira (16), coberto por uma fina camada de gelo e quebrou o recorde de geada em novembro, superando o mesmo período do ano em 2016.
A temperatura no vale atingiu a mínima de 3.1°, mas com a relva chegando a -2.5ºC causando o congelamento do orvalho. A menor temperatura foi registrada em Bom Jardim da Serra com -0.5ºC.
Na terça-feira, o feriado foi marcado pelo frio devido a uma massa de ar seco que trouxe um clima de temperaturas mais amenas e a formação de geada em áreas de baixadas na serra catarinense.
Segundo o Climatempo, grandes áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre parte do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste e Sudeste do Brasil, associadas a uma frente fria que está próxima ao litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Esta junção, de acordo com o Climatempo, representa a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um sistema meteorológico provedor de muita chuva e que ocorre nos meses de primavera e verão sobre o Brasil.