Lula foi diagnosticado com câncer na garganta em 2011CARL DE SOUZA / AFP

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia na laringe, neste domingo, 20, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele teve alta nesta segunda-feira, 21.
Lula estava com leucoplasia, um tipo de lesão, que causa manchas brancas na boca. A doença foi identificada na laringe nos exames de rotina realizados no sábado, 12, antes da viagem ao Egito para a COP 27.
Nas redes sociais, Lula tranquilizou os brasileiros, na manhã desta segunda-feira, 21. "Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos", escreveu. A publicação foi acompanhada do boletim médico do caso.
"O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski", disse o comunicado.
As manchas podem ser sinais precoces de um câncer, embora a evolução para um tumor maligno ocorra entre 10% a 30% das pessoas. A médica dermatologista Andrea Brotas explicou o que é e quais as causas da leucoplasia. "São placas brancas ou acinzentadas que podem acometer a mucosa oral, lingua , boca . As principais causas podem ser o tabagismo, álcool, ou uso de dentaduras e próteses dentárias mal colocadas. O diagnóstico é feito por biópsia, que tira um pedacinho da pele e vai para exame para ver o grau dessa neoplasia, se ela é uma evolução para câncer". No caso de Lula, a hipótese de câncer foi descartada pelos médicos que fizeram o diagnóstico.
"Ele teve na laringe, então você abre a boca e não está vendo. Provavelmente, ele começou a apresentar rouquidão, tosse , dificuldade de deglutição e ai foi levantada a hipótese de diagnostico, para que fosse feito o exame de de retirada do fragmento e analise histopatológica", explicou a dermatologista.
Lula teve câncer na garganta em 2011
Depois de uma série de exames, Lula, aos 66 anos, foi diagnosticado com um tumor localizado na laringe, em 2011. Ele recebeu tratamento com sessões de quimioterapia e também foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na ocasião.
Em 2012, o presidente eleito foi considerado curado do câncer.