Veículos foram incendiados por manifestantesReprodução/Redes Sociais

Os atos bolsonaristas ocorridos nesta segunda-feira, 12, deixaram rastros de destruição em Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros, manifestantes atearam fogo em oito carros e cinco ônibus durante os protestos. Destes, quatro ônibus e sete veículos ficaram completamente incendiados e os outros, parcialmente.
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro tentaram ainda invadir a sede da Polícia Federal em Brasília. Tudo aconteceu após a prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Por volta das 22h, os protestos resultaram no fechamento do Setor Hoteleiro Norte e de parte do Eixo Monumental, informou a assessoria de imprensa da Polícia Militar. O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse na madrugada desta terça-feira, 13, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi exposto a riscos. O Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (PF) e a tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal cercaram o hotel de Lula.
Nas redes sociais, diversas imagens de ônibus e veículos queimados foram compartilhados. Confira:
Em uma outra publicação, é possível ver o momento em que bolsonaristas invadem uma churrascaria e obrigam pessoas a saírem, com ameaças. "Tira esse carro e vai embora, agora é guerra", diz um.
Em outro momento, manifestantes tentaram jogar um ônibus de cima de um viaduto.
A 5ª Delegacia de Polícia Civil, no Centro de Brasília, também foi depredada. No vídeo, é possível ver os vidros quebrados. Ao fundo, um ônibus pega fogo.
Outras imagens mostram ainda botijões de gás espalhados na rua, com possível intuito de causar explosões. Perto do local, havia um posto de gasolina.
Uma publicação mostra a tentativa de invasão à sede da Polícia Federal, onde Xavante estava custodiado.
A decisão da prisão atendeu a pedido da procuradoria-geral da República, que apontou que o indígena estaria usando sua posição de cacique para influenciar a prática de crimes e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).