Governador Ibaneis RochaAgência Brasil
Parlamentares pedem que Ibaneis Rocha seja investigado pelo Supremo
Governador do Distrito Federal pode ser por suposto crime de omissão durante os atos antidemocráticos que acontecem em Brasília
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a deputada federal suplente Luciene Cavalcante (PSOL-SP) pediram ao ministro do Supremo Alexandre de Moraes que investigue o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB-DF) por suposto crime de omissão durante as manifestações antidemocráticas que acontecem neste domingo, 8, em Brasília.
Os dois pedidos foram feitos no inquérito que apura a responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por atos antidemocráticos ocorridos no 7 de setembro de 2021.
O argumento utilizado por Rodrigues é de que os pedidos de reforço direcionados para as forças de segurança do Distrito Federal foram ignorados. A petição menciona solicitações feitas pelo Senado e pelo Ministério da Justiça.
"As manifestações golpistas já haviam sido amplamente divulgadas e contaram com a conivência dos responsáveis pelos órgãos de segurança", afirma o senador.
Anderson Torres, agora ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, é chamado de "um dos primeiros escudeiros do ex-Presidente da República". Mais cedo, neste domingo, a Advocacia Geral da União, pediu ao Supremo que Torres fosse preso.
Cavalcante reforça o pedido solicitando que tanto Torres quanto Rocha sejam responsabilizados pelas manifestações deste domingo. A manifestação pede que os dois se tornem oficialmente investigados pelo Supremo no inquérito das manifestações antidemocráticas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.