Ricardo Cappelli é secretário-executivo do Ministério da JustiçaReprodução

Nomeado interventor na segurança pública do Distrito Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou nesta segunda-feira, 9, que a "situação está controlada", após as invasões e depredações das sedes dos três Poderes no último domingo, 8.

Nas redes sociais, Capelli informou ainda que as operações policiais na capital federal serão retomadas no início desta manhã. "Tudo será devidamente apurado. Os criminosos continuarão sendo identificados e punidos", escreveu.

Anunciada por Lula para conter a violência dos grupos extremistas, a intervenção na segurança pública do Distrito Federal vai durar até o dia 31. O objetivo é conter o grande comprometimento da ordem pública do estado, marcado por atos de violência.
No início da tarde de domingo, um grupo de manifestantes bolsonaristas radicais furaram o bloqueio feito pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF ), invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF e depredaram o interior dos prédios. Os atos antidemocráticos são organizados por eleitores movidos por intenções golpistas que não aceitam a vitória de Lula nas urnas em 2022.