No dia do ato golpista, o GSI teria disponibilizado para a segurança do Planalto apenas agentes da guarda comum de fim de semanaEVARISTO SA / AFP
PF investiga envolvimento de agentes do GSI na invasão golpista em Brasília
Imagens dos circuitos de segurança das sedes do governo estão sendo analisadas para checar conduta de servidores
Brasília - A Polícia Federal abriu inquérito para identificar agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) supostamente envolvidos na facilitação da entrada do manifestantes bolsonaristas radicais, que invadiram a Praça dos Três Poderes e vandalizaram as sedes do governo, no último domingo, 8 de janeiro.
Segundo matéria da 'Folha de S. Paulo', vídeos do momento da invasão estão sendo analisados, para verificar a atuação de servidores que suspostamente deram acesso aos terroristas. Milhares de pessoas que estavam presentes nos atos serão intimadas a depor.
No dia do ato de vandalismo, o GSI teria disponibilizado para a segurança do Planalto apenas agentes da guarda comum de fim de semana, ignorando a mobilização anunciadas nas redes sociais por bolsonaristas, incluindo parlamentes em fim de mandato e recém-eleitos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a dizer que acredita no envolvimento de policiais e militares que teriam facilitado a entrada dos na sede do Poder Executivo. Lula chegou a assistir as imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.