São Paulo - O Exército Brasileiro enviou, neste domingo (20), outros quatro helicópteros operacionais de resgate a São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A região sofre com os danos provocados pelas chuvas que provocou enchentes, alagamentos, desmoronamentos de casas e deslizamentos de terra, levando a diversas morte e queixas de pessoas desaparecidas. Assista:
URGENTE: Mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo de SP, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, seguem empenhadas nas ações de resgate, salvamento e identificação das vítimas. pic.twitter.com/KnuItiSYq4
Militares registraram o momento em que um homem foi resgatado em cima de uma pedra, ilhado entre escombros de um deslizamento de terra e o mar, completamente na com o marrom da lama.
Ao todo, 10 aeronaves da Força Aérea Brasileira atuam na região com a missão de resgatar pessoas desaparecidas que podem estar 'ilhadas' em locais com acesso restrito, sob escombros ou em qualquer situação de risco.
De acordo com a Defesa Civil, a cidade de São Sebastião é a mais afetada do litoral norte de São Paulo e contabiliza pelo menos 40 pessoas desaparecidas. São 36 pessoas estão desaparecidas em Barra do Sahy e outras quatro em Juquehy. Os deslizamentos provocaram a morte de 40 pessoas, mas os números de fatalidades ainda estão em atualização.
Segundo dados do governo de São Paulo, mais de 550 pessoas tiveram que deixar as casas após mais de 36 horas de tempestades. Até às 19h de ontem, foram contabilizadas 228 desalojados, que se deslocaram para casas de parentes, e 338 desabrigados, que foram encaminhados a abrigos públicos.
O Exército Brasileiro enviou um total de 240 homens para dar suporte às equipes locais e voluntários que ajudam nas buscas por pessoas desaparecidas. O governador do Estado, Tarcísio de Freitas, esteve no local acompanhando a coordenação das equipes das forças públicas da cidade, Estado e União.