A estiagem atinge 191 municípios gaúchosFábio Pozzebom/Agência Brasil

O governo do Rio Grande do Sul acaba de lançar o site Monitor de Estiagem, que dispõe de informações sobre a situação da estiagem no Estado em tempo real e análise climática. Conforme nota da Secretaria de Agricultura gaúcha, a nova ferramenta faz parte do programa Supera Estiagem, que pretende olhar a questão da falta de chuvas no estado sob uma ótica permanente.
"O monitor reúne informações das variações de disponibilidade hídrica e seus prejuízos e as ações governamentais, possibilitando a revisão de iniciativas e proposições mais assertivas", disse, na nota, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
A plataforma teve como base três pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em situação de emergência; padronização e análise de dados e divulgação das informações de forma intuitiva e objetiva. O monitor também oferece links para ferramentas externas, como a Sala de Situação e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).
O desenvolvimento do monitor foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com colaboração da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. As melhorias foram implementadas pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação.