Após anunciar a presença de caranguejos na pista, o comandante informou que foi orientado a arremeter o avião até a retirada dos crustáceosGol/Divulgação
"Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista, acredite se quiser", disse o comandante em meio a risos da própria fala.
O caso foi registrado na segunda-feira, 20, mas a fala do comandante, que foi filmada por um dos passageiros, viralizou na noite desta terça-feira, 21, nas redes sociais.
Após anunciar a presença de caranguejos na pista, o comandante informou que foi orientado pela torre de controle a arremeter o avião enquanto uma equipe do aeroporto fazia a retirada dos crustáceos.Talvez caranguejo invadindo pista de aeroporto construido em área de mangue. pic.twitter.com/bIzR9eQ0Up
— Json Momoa (@jotatx) March 22, 2023
"Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio a todos da tripulação, espero contar com a sua compreensão. Quando tiver o horário de pouso, retornarei com mais informações", finalizou o comandante.
O tempo de voo entre o Rio de Janeiro e Vitória é de aproximadamente 45 minutos.
Em comunicado divulgado à imprensa, a Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto de Vitória, informou que, ao contrário da frase do comandante do voo, havia a presença de apenas um caranguejo na pista.
"A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de um caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech [fala] do comandante, que não retratou a realidade da situação. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira", informou a empresa.
Como a pista de pouso do aeroporto de Vitória fica à beira-mar, é relativamente comum a presença de animais. No caso relatado nesta semana há uma outra explicação: a andada do caranguejo, que é o período em que os machos saem do mar para se acasalar e as fêmeas liberam os ovos para o período de nascimento de novos animais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.