Na próxima segunda-feira, 10, Lula participará de uma cerimônia que marca os 100 dias de governo Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve viajar para Maranhão neste domingo, 9, para visitar as localidades atingidas por fortes chuvas que provocaram enchentes e deixaram milhares de famílias desalojadas. Os detalhes sobre a ida ainda não foram divulgados pelo Palácio do Planalto.
Na próxima segunda-feira, 10, Lula participará de uma cerimônia que marca os 100 dias de governo e na terça-feira, 11, ele embarca para a China.

As fortes chuvas que atingem o estado nordestino desde o mês passado deixaram ao menos seis pessoas mortas, além de muita destruição em diversas cidades. Pelo menos 64 municípios decretaram situação de emergência e a cidade de Buriticupu está em situação de calamidade pública.
A Defesa Civil continua monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população, em virtude do período chuvoso.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), até o momento, mais de 35 mil famílias foram prejudicadas e quase 8 mil famílias estão desabrigadas e desalojadas. "As equipes da Defesa Civil do Estado estão nas regiões afetadas, prestando auxílio às famílias e apoio às coordenadorias municipais de Defesa Civil das prefeituras", afirmou em nota.

Equipes do Corpo de Bombeiros, das prefeituras, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando uma operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão.
Além de cestas básicas, garrafas de água e colchões também foram enviados para as regiões mais afetadas. Neste sábado, 8, Lula passou o dia no Palácio da Alvorada sem receber visitas.