Luciano Bivar está estável e passa bemMarcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, foi internado e precisou passar por uma cirurgia na região da coluna vertebral após sentir fortes dores nas costas e fraqueza nas pernas. O deputado vinha reclamando de não conseguir percorrer longas distâncias. 

Bivar recebeu o diagnóstico de estenose de canal lombar de múltiplos níveis, isto é, o estreitamento ou fechamento do canal vertebral, com compressão e estrangulamentos dos nervos. A condição causa muita dor e dificuldade para caminhar. Ele passou por uma cirurgia no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, que durou cerca de cinco horas.

"Foi uma cirurgia bem trabalhosa, pois foi uma reoperação. Ele já havia feito uma no passado nos Estados Unidos e precisou fazer uma nova operação, mas foi bem tranquila e sem intercorrências. Ele teve alta três dias depois e está bem", afirmou o neurocirurgião Francisco Sampaio Júnior, especialista em coluna vertebral e responsável pelo procedimento, ao jornal "O Globo".
Além de Sampaio, a equipe médica da cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar também participou da cirurgia. De acordo com o neurocirurgião, o procedimento foi feito em cinco pontos diferentes da coluna vertebral: as vértebras L2-L3 (lado esquerdo e direito); L3-L4 (lado esquerdo e direito) e L4-L5 (apenas o lado direito).

O deputado deve ficar em São Paulo até o fim de semana, em repouso. Conforme recomendação médica, ele não deve viajar, percorrer longas distâncias ou pegar peso. Dessa forma, sua ida à Brasília deve ocorrer na segunda-feira, 17, da semana que vem.