Autor de ataque a Escola Thomazia Montoro permanecerá em detenção provisóriaFernando Frazão/Agência Brasil

São Paulo - O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter a detenção provisória do adolescente que matou uma professora de 71 anos e feriu outras quatro pessoas com uma faca em uma escola localizada na Zona Oeste da capital paulista. 
Tando o menino de 13 anos como seus pais participaram de uma audiência realizada nesta quarta-feira (12) pelo Juízo da 3ª Vara Especial da Infância e da Juventude. A audiência ocorreu por videoconferência.
O adolescente está internado na Fundação Casa, localizada no Brás, e o período inicial da detenção é de 45 dias. O ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro aconteceu no dia 27 de março. 
Na última segunda-feira (10) a justiça já havia negado um pedido de liberdade feito pela defesa do jovem, que alegou que ele sofreu ataques na Fundação Casa e teve de tomar três pontos no rosto. 
O argumento usado para negar a solicitação foi a de que os atos infracionais cometidos pelo adolescente foram "gravíssimos" e equiparados a homicídio qualificado. O próximo passo do processo será a tomada de depoimentos de vítimas e testemunhas do atentado.
Escola retorna às aulas
O colégio Thomazia Montoro remotou às aulas na última segunda-feira após duas semanas de recesso em decorrência do ataque fatal no local. 
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, estudantes, seus responsáveis e o corpo acadêmico da instituição de ensino foram recebidos com um plano de acolhimento elaborado por profissionais do Conviva e da rede protetiva.
Ao longo de toda a semana os estudantes participarão de rodas de conversas, oficinas de consciência corporal e jogos colaborativos. Outra medida anunciada foi o reforço da Ronda Escolar no colégio estadual.
Para além das atividades educacionais, a Thomazia Montoro foi revitalizada ao longo dos últimos 15 dias com recursos de R$ 200 mil disponibilizados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista). Foi realizada a manutenção e pintura em diferentes espaços da escola.