Bolsonaro acusa Janones de injúria e calúnia Reprodução
Bolsonaro entrega ao STF queixa-crime contra Janones
Ex-presidente acusa o deputado federal pelos crimes de injúria e calúnia
Brasília - Jair Bolsonaro apresentou uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal André Janones (Patriota-MG). A representação trata das declarações do parlamentar, onde o ex-presidente o acusa de injúria e calúnia.
Antonio Carlos Fonseca, advogado do ex-chefe do Executivo brasileiro, apresentou à Suprema Corte três publicações feitas pelo deputado no Twitter, de acordo com o jornal O Globo. Segundo o jurista, as declarações "extrapolam" a liberdade de expressão.
Ainda segundo Fonseca, as postagens de Janones não estão amparadas pela imunidade parlamentar, dado que as declarações não foram realizadas no âmbito do debate político. Em uma das publicações apresentadas ao STF, o deputado federal chama Bolsonaro de "miliciano ladrão de joias" e "bandido fujão". Essa postagem foi feita em referência ao depoimento do ex-presidente à Polícia Federal na polêmica das joias árabes.
Uma outra postagem na rede social do parlamentar teve o objetivo de atacar Bolsonaro em relação à sua conduta ao longo da pandemia, e Janones disse que o político de direita "matou milhares" enquanto os Brasil enfrentava uma alta nos casos de Covid-19.