Empresário é acusado de estupro, lesão corporal, ameaça e cárcere privadoEstadão Conteúdo

O empresário Thiago Brennand chegou na manhã deste domingo, 30, ao Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, onde passará por um  audiência de custódia. Brennand passou a noite na Superintendência da Polícia Federal (PF), na Lapa, após ser extraditado dos Emirados Árabes, onde estava detido desde 17 de abril.
Investigado por crimes graves, incluindo estupro, lesão corporal, ameaça e cárcere privado, a Justiça pretende transferir Thiago para o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na Zona Oeste da capital.
Após a chegada de Brennand ao local, pouco depois das 9h, sua equipe, formada por quatro advogados, entrou no Fórum. De acordo com a Justiça paulista, existem oito processos criminais contra ele e cinco ordens de prisão em aberto.
Relembre o caso
Brennand é acusado por diversas mulheres por crimes de abuso sexual e agressão, mas o estopim foi o caso envolvendo a modelo Helena Gomes, em agosto do ano passado, em que o empresário foi flagrado por câmeras de segurança a agredindo dentro de uma academia em São Paulo.
Imagens mostram momento em que Thiago Brennand xinga e cospe em Helena - TV Globo/Reprodução
Imagens mostram momento em que Thiago Brennand xinga e cospe em HelenaTV Globo/Reprodução


A juíza da 6ª Vara Criminal paulistana, Erika Mascarenhas, responsável por este processo, determinou que o acusado entregasse seu passaporte à Justiça. Como ele viajou para os Emirados Árabes, a magistrada decretou a sua prisão preventiva.
O atual advogado de Brennand, Eduardo Cesar Leite, pediu a revogação da prisão nos cinco processos, argumentando que "a mídia brasileira pautou supostos fatos, impondo julgamento antecipado do acusado pelo simples fato de sua viagem aos Emirados Árabes". As solicitações foram negadas
Ele ainda foi preso em outubro do ano passado, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, mas pagou fiança e foi solto. No mês seguinte, a embaixada brasileira em Abu Dhabi oficializou um pedido de extradição, segundo o Itamaraty.