Torcedores do time adversário chamaram o jogador de "macaco"AFP

O Ministério da Igualdade Racial afirmou que irá notificar autoridades espanholas e La Liga por racismo contra o jogador Vini Jr. O caso aconteceu neste domingo (21), durante o jogo entre Real Madrid e Valência. Torcedores do time adversário chamaram o jogador de "macaco". 
"Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências", disse o Ministério. 
A ministra da pasta, Anielle Franco, também se pronunciou em suas redes sociais. 
"Minha solidariedade ao @vinijr, mais uma vez vítima de agressões racistas. Independente de brilhar como Vini brilha, o racismo não dá sossego. Vamos trabalhar para superar todo o odioso racismo que jogadores brasileiros ainda sofrem dentro e fora dos campos e das quadras." 
Racismo
Nas redes, Vini Jr. se pronunciou. "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito." 
O jogador também deixou em aberto a possibilidade de sair do time. "Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui."