Maduro e Lula destacaram a importância da retomada das relações entre Venezuela e BrasilTV Brasil/Reprodução
O petista chamou a política de país vizinho de “democracia” e mandou indiretas para o deputado Juan Guaidó, que tentou derrubar Maduro nos últimos anos. Sem citar nomes, Lula ainda criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por ter se afastado politicamente da Venezuela.
“Eu achava a coisa mais absurda do mundo para as pessoas que defendem a democracia negarem que você era presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo. E o cidadão eleito para ser deputado [Juan Guaidó] fosse reconhecido como presidente da Venezuela”, completou.
Lula também afirmou que as relações com a Venezuela estão apaziguadas e que as portas estarão abertas ao governo Maduro. Já o venezuelano disse que o encontro marca uma “nova era” entre os países.
“A Venezuela sempre foi um parceiro excepcional para o Brasil. Mas por conta das contingências políticas e equívocos, o presidente Maduro ficou oito anos sem vir ao Brasil, o Brasil ficou oito anos sem ir à Venezuela, e nós temos um pequeno problema de ordem política, ordem cultural, ordem econômica e ordem comercial”, disse o petista.
“Vamos discutir, porque não depende da vontade do Brasil. Depende da vontade de todos. Se tiver um pedido oficial, esse pedido será oficialmente levado para os Brics, e lá decidiremos. Se você perguntar a minha vontade: eu sou favorável”, declarou.
Maduro agradeceu a recepção de Lula ao governo venezuelano e disse que as relações diplomáticas deverão se manter para sempre. O presidente da Venezuela ainda disse ter ‘portas abertas’ para investidores brasileiros.
“De repente, todas as portas com o Brasil foram fechadas, ainda que sejamos países vizinhos, países que se amam como povos. As portas foram fechadas em termos de relações financeiras, econômicas, comerciais, culturais, políticas e diplomáticas. Junto de outros governos, tentaram impor um governo à República da Venezuela, mas isso é passado”, afirmou.
“A Venezuela hoje está preparada para retomarmos as nossas relações virtuosas junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas, com plenas garantias ao empresariado, para que voltemos ao tempo de investimentos e crescimento econômico”, concluiu Maduro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.