Manifestantes fazem ato contra governo no dia 8 de janeiro 2023Joedson Alves/Agencia Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta sexta-feira (2) mais 70 denunciados pela participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Ao todo, foram apresentadas 1.390 denúncias pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e, até agora, 1.175 envolvidos já se tornaram réus.
Com esse novo julgamento, ficarão apenas 145 denúncias restantes para Corte analisar. Nesta sexta (2), o ministro Alexandre de Moraes, relator da CPI do 8 de Janeiro, foi o primeiro a votar e defendeu o recebimento das denúncias.
“Não existirá um Estado Democrático de Direito sem que haja Poderes de Estado, independentes e harmônicos entre si, bem como previsão de Direitos Fundamentais e instrumentos que possibilitem a fiscalização e a perpetuidade desses requisitos", disse.
"Consequentemente, a conduta por parte do denunciado revela-se gravíssima e, ao menos nesta análise preliminar, corresponde aos preceitos primários estabelecidos nos indigitados artigos do nosso Código Penal”, continuou.
Esse já é o sétimo julgamento de acusações em análise. Todas as denúncias são analisadas pelos ministros de forma individual durante sessão no plenário virtual. Com isso, os votos podem ser apresentados até o dia 9 de junho.