Assinatura do TAC reuniu representantes do governo federal e lideranças indígenasMárcio Ferreira/MT
Um dos principais efeitos positivos da obra será o aumento da segurança viária. Nos últimos anos, foram mais de 150 mortes nos trechos afetados pelo TAC, como as de Antonio José Filho, o cacique Antonio Isidorio, 66 anos, da aldeia Karapotó Terra Nova, e seu filho Rosivan dos Santos, o Tingo, de 33 anos. Ambos faleceram em 11 de setembro de 2014. Foi justamente o cacique Antonio que começou a discussão do TAC há cerca de 20 anos, que hoje tem a assinatura da sua filha, a cacica Nena Karapotó, no documento.
“Hoje a duplicação, para nós Karapotó, por ele ter falecido da forma que faleceu, a duplicação para nós faz parte do nosso objetivo de alcançar isso para que não torne mais vítima do que foi o meu pai”, disse a cacica Nena. A assinatura foi a primeira da história a ser realizada pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com representantes dos ministérios da Saúde e dos Povos Indígenas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e representantes das comunidades locais em uma rodovia federal.
Quais são as obras?
- Nos municípios de Junqueiro e São Sebastião serão realizadas a duplicação de outros dois quilômetros de pistas, além de obras remanescentes. A abertura da licitação está prevista para setembro.
- As melhorias vão beneficiar cerca de 100 mil pessoas que moram nas regiões — entre elas, 2 mil famílias indígenas. Ao todo, serão investidos cerca de R 250 milhões.
- “O TAC vai fortalecer a infraestrutura educacional, de saúde e familiar. Agora temos escola, postos de saúde e toda assistência necessária para nossa comunidade”, destacou o comitê gestor dos planos ambientais e líder comunitário, Igor Hebert do Vale Freitas.
- Aquisição de terras escolhidas pelas comunidades originárias.
- Destinação de veículos para cada comunidade: tratores, caminhonetes, motocicletas, ônibus escolares e transportes exclusivos para assistência médica. Cada comunidade pôde decidir quais veículos atenderiam suas necessidades.
- Construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
· Construção de estruturas como escolas, quadras esportivas e campos de futebol.
- As compensações foram estabelecidas a partir de Planos Básicos Ambientais Indígenas (PBAI), que coletam as demandas das comunidades afetadas. Ao todo, foram necessários quatro PBAIs para sistematizar os itens considerados prioritários.
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